Andrea Boschim, modelo plus size e organizadora do Fashion Weekend Plus Size
Modelos plus size x agências de modelo plus size
Não gosto muito de  vir aqui dar uma de  escritora, porque não é minha praia… Gosto mesmo é de  fotografar,  provar roupas, desfilar, ajudar as meninas a fazerem todas essas   coisas, enfim, gosto de ser modelo plus size.
Meu último post foi  sobre a primeira  versão do dia de modelo, que o blog organizou em São Paulo e o  BUM de  modelos plus size que surgiram desde que a Flúvia Lacerda esteve pela   última vez no Brasil… Minhas exatas palavras foram:
“… eu  pensei que seria uma  oportunidade para desbanalizar esse movimento que vemos  atualmente pelo  orkut, que toda menina gordinha é modelo plus size. Eu topei na  hora,  porque além de poder mostrar o dia a dia de uma modelo, poder passar um   pouco da minha experiência, teríamos a chance de mostrar que prá ser  modelo plus  size não basta ser gordinha e bonita.”
(postado  aqui no blog no dia 26/07/2009)
Continuo vendo por  aí meninas que nunca  fizeram um trabalho sequer se intitulando modelos plus size  só porque  têm um book nas mãos… Em minha opinião, essas meninas só serão modelos   quando fizerem um trabalho como tal, antes disso, são aspirantes a  modelo, e  isso não é demérito nenhum… é apenas o processo natural de  quem quer ser  modelo.
Mas o que tem me  incomodado agora são as “agências de modelo plus size”.
A maioria delas está  localizada em São  Paulo, e é possível ver seus “castings” nos sites. Não é  preciso  procurar muito para encontrar a mesma modelo em 2 ou 3 agências, algumas   em até mais …
Se o mercado está  sinalizando um  crescimento na procura de modelos, favorecendo uma estruturação  do  setor, precisamos começar a colocar as coisas no lugar antes que tudo  vire  uma grande bagunça e a gente perca o espaço que estamos  conquistando…
Há quem tenha  acreditado nesse mercado há quase uma década… É o caso da fotógrafa Kátia  Ricomini, idealizadora do site WWW.criaturagg.com.br  precursora desse movimento no Brasil. Tantos outros  tentaram fazer  sites parecidos com o CriaturaGG, e acabaram caindo no anonimato  e  sumindo do mapa. Eu que comecei minha carreira através do site, sei como  é  trabalhoso manter um casting de primeira, captar clientes, mantê-los   satisfeitos, administrar o ego das modelos, negociar sempre um cachê  melhor a  cada trabalho… e no caso específico do CriaturaGG não ver um  centavo dos cachês  das meninas, e continuar na ativa tanto tempo…
Apóio os novos  projetos que estão  aparecendo, vide o caso do Mulherão, que já é um sucesso  entre  gordinhas  e gordinhos de todo país… Mas o sucesso do Mulherão se deve a   um trabalho árduo da parte da Renata e sua equipe que usam e abusam da   criatividade, da confiança no outro e na transparência em suas ações  para agitar  o mundo GG.
Porém é preciso  tomar cuidado com o  crescente surgimento de agências plus size… Sei que prá quem  está  começando é muito fácil achar que estar em várias agências aumenta sua   chance de ser chamada para um trabalho, mas não é assim que as coisas   funcionam.
As lojas quando  solicitam uma modelo,  têm um perfil em mente, e por isso basta que um composite  chegue às  mãos de quem vai contratar para que você seja ou não aprovada. Quando  a  loja entra em contato com várias agências, ela espera receber várias   candidatas ao trabalho, e não 5 ou 6 meninas que estão nas agências A , B  e  C…
Outra cilada: tem  agência cobrando da  candidata taxa para participar de casting… Que coisa mais  sem sentido… A  modelo vai lá, se inscreve na agência, é chamada para um  determinado  trabalho, e só pode ir se pagar uma taxa… Na esperança de ser a   escolhida, muitas vezes ela paga por isso, mas geralmente apenas uma  candidata  terá a vaga… E pode ser que nem seja dessa agência… Ao invés  de ganhar dinheiro  como modelo, a menina acaba pagando para usar o  “sobrenome” plus size no Orkut,  e efetivamente pode nunca ter feito  trabalho nenhum…
Acredito que tenham  agências sérias,  que trabalham direitinho no mercado, mas como já tenho meus  contatos, e  não sou agenciada em nenhuma delas, prefiro não indicar  nenhuma!
Mas fica a minha  dica para vocês que  querem ingressar na carreira: tomem cuidado ao divulgar  informações  pessoais, fotos, emails… Procurem saber há quanto tempo existe a   agência, que referências de trabalhos elas possuem, se elas possuem sede   própria, se estão regularizadas na receita federal… Sejam fieis às  escolhas que  vocês fizerem… Administrem a ansiedade pelo primeiro  trabalho…
Por quase 06 anos eu  fui exclusivamente  modelo do CriaturaGG, e se hoje eu posso ajudar outras  meninas aqui no  blog, no Dia de Modelo, foi porque eu tive um bom ensinamento!   E  sempre que precisarem de mim por lá, podem ter certeza de que irei…  porque  embora hoje, eu esteja procurando novos desafios ao lado da  Renata, sempre serei  grata à tudo que conquistei por ser modelo  CriaturaGG.
Então meninas, levem  isso com vocês:  nem sempre é o dinheiro ou a super exposição que faz com que uma   carreira seja duradoura, é a postura com que encaramos a vida e a  seriedade com  que levamos o nosso trabalho!
Para ver o post original, clique aqui.
AMORES MIOS ESPERO QUE GOSTEM, POIS EU SIMPLESMENTE AMEI(APESAR DE SER SUSPEITA, POR SER FÃ DE CARTEIRINHA DA ANDREA RSRSRSR)
ameiiiiiiiiiiiiiiii tudo sinto realizada em todas as ocasioes;;;
ResponderExcluir